Curta nossa página no Facebook!

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua Itapeva, 286

cj. 51/52 Cerqueria César

São Paulo-SP

CEP: 01332-000
(11) 32890426

Buscar

DIU: o que é, vantagens, dúvidas e como é colocado ?

Atualizado: 14 de Set de 2018


O que é?


DIU - dispositivo intra-uterino é um método contraceptivo de longa duração e de grande eficácia. Refere-se a uma pequena haste que fica por um tempo dentro do útero (varia de 5 a 10 anos) e que libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo.








Existem dois tipo de DIU:


DIU de cobre


O DIU de cobre libera pequenas quantidades de cobre libera pequenas quantidades de cobre causando uma reação inflamatória, que não faz mal ao organismo, mas torna a região hostil ao espermatozoide. Índice de falha de 0,7%.


DIU hormonal - MIRENA


DIU hormonal conhecido como MIRENA, possui em sua estrutura o hormônio progesterona. Esse hormônio é liberado em pequena quantidade e age principalmente no útero. Ele também atua causando alterações no útero que impede a gravidez. Além do anticoncepção o DIU hormonal provoca um bloqueio da menstruação em grande parte das usuárias. As chances de engravidar usando esse dispositivo são de apenas 0,2%.



Vantagens


A vantagem no uso do DIU é o fato de ele permanecer fixo no útero e por um período longo, não tendo “aquele” perigo de esquecer de tomar a pílula.


O DIU hormonal reduz ou até mesmo suspende a menstruação e beneficia mulheres com endometriose.


O DIU está indicado para qualquer mulher maior de 14 anos com vida sexual ativa e que não tenha fatores de risco para doenças inflamatórias pélvicas.


Como é colocado ?


O diapositivo intra-uterino - DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual, importante que se tenha certeza de que a paciente não esteja grávida. Sua eficácia é imediata. No entanto é preferível que ele seja colocado no período menstrual, já que nesse período o como uterino fica um pouco mais dilatado facilitando o processo.


Após a retirada do DIU a fertilidade feminina retorna de imediato. Assim sendo, se não houver nenhum impedimento, a gestação deverá ocorrer em curto espaço de tempo.


Gostou de entender mais sobre o DIU? Então não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais mulheres saibam sobre o assunto! Leia também: Implante Contraceptivo: O que é, para que serve e quais as vantagens ?

WhatsApp Image 2018-09-07 at 13.37.26