Papanicolau: quem deve fazer e quais doenças o exame detecta

Exame papanicolau, também chamado de esfregaço cervicovaginal ou colpocitologia oncótica cervical, é um dos testes mais conhecidos pela população feminina. É ele que faz o rastreamento do câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.



Embora seja muito recomendado, ainda há muitas dúvidas acerca do procedimento. A seguir, sane-as e entenda mais:


O que é papanicolau


Papanicolau é um exame de rotina da mulher que se baseia em uma análise citopatológica, isto é, das células do colo do útero. Sua função é identificar possíveis alterações para que os tratamentos sejam realizados com antecedência, evitando complicações mais sérias.


Quem deve fazer?


O exame de papanicolau deve ser feito por mulheres acima de 25 anos e que já começaram atividade sexual há, pelo menos, 3 anos. Após os 64 anos ou após cirurgia de histerectomia ele deixa de ser necessário.


Por mais que tal idade para o método de rastreio não seja comum no Brasil — pois aqui tendemos a iniciar a coleta do papanicolau logo após o início das atividades sexuais — pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Nacional Cancer Institute — centro de pesquisa nacional em câncer dos Estados Unidos — demonstram que o rastreamento antes dos 25 anos é desnecessário mesmo em mulheres com atividade sexual ativa.


Ainda de acordo com o INCA, o câncer de colo do útero é raro até 30 anos e seu pico de incidência se dá na faixa etária de 45 a 50 anos.


Tem de fazer de quanto em quanto tempo?


Após o primeiro rastreio aos 25 anos, deve ser feita outra coleta após um ano. Caso os dois resultados não apresentem alterações, o exame deve ser repetido somente após três anos e assim por diante.


É importante destacar que exames que fornecem maiores detalhamentos das alterações das células, como a colposcopia, somente devem ser executados se existirem alterações prévias diagnosticadas no Papanicolau.


É necessário respeitar o período de tempo indicado, pois o Brasil é um dos países que mais faz exames no mundo sem necessidade, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Para que serve?


De acordo com o INCA, o papanicolau é um teste realizado para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) — como tricomoníase e candidíase —, infecções vaginais e alterações nas células do colo do útero. Ele é a principal estratégia para identificar as lesões precocemente e fazer o tratamento antes que o quadro se agrave. É importante destacar que os sintomas de câncer de colo de útero só aparecem quando a doença já está muito avançada.


Detecta HPV?


Papanicolau não detecta o vírus do papiloma humano (HPV), mas serve para identificar possíveis alterações nas células do colo do útero que podem ser causadas por ele.


Caso o resultado seja alarmante, o médico irá solicitar outros testes para detalhar a situação das células e identificar o vírus ou bactéria agressor. Nestes casos, a colposcopia se faz necessária.


Dói?


É relativamente comum que mulheres relatem dor para colher a amostra de papanicolau, entretanto isso não é padrão e geralmente se dá por razões diversas, como tensão por parte da paciente ou despreparo do profissional de saúde para realizar o teste, pois o procedimento não requer corte algum.


É importante ressaltar que, normalmente, o momento de abertura do espéculo é o que geralmente incomoda, pois a vagina não está lubrificada e preparada para receber o instrumento.


Felizmente, lugares a favor do atendimento humanizado estão sugerindo que a própria paciente faça a introdução do espéculo, pois assim ela respeita seu tempo e se sente mais relaxada. É essencial que todas as mulheres saibam que têm tal direito, contando apenas com a orientação do médico para posicionar corretamente o instrumento.


Artigo originalmente publicado em: https://www.ativosaude.com/saude-da-mulher/papanicolau/

Curta nossa página no Facebook!

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Rua Itapeva, 286

cj. 51/52 Cerqueria César

São Paulo-SP

CEP: 01332-000
(11) 32890426